Blog

  • Musashi de Eiji Yoshikawa e o despertar do guerreiro que existe dentro de nós: análise psicológica

    Musashi, de Eiji Yoshikawa, não é apenas um romance sobre um samurai lendário; é uma jornada de autodescoberta e crescimento pessoal que ressoa através dos tempos. Escrito entre 1935 e 1939, o livro mistura ficção e não-ficção, levando os leitores a conhecer o coração do Japão medieval enquanto seguimos Musashi em sua busca pelo autoconhecimento…

  • Os Arquétipos do Homem Pequeno e do Inválido em “A Morte de Ivan Ilitch”

    A Morte de Ivan Ilitch é uma novela escrita por Liev Tolstói, publicada pela primeira vez em 1886. A história trata da vida e da morte de Ivan Ilitch, um juiz do tribunal russo, e é uma reflexão profunda sobre a mortalidade, o sentido da vida e a hipocrisia social. Arquétipo do Homem pequeno Na…

  • Análise psicológica de “Flores para Algernon”: Temas de Inteligência e Felicidade

    Se você já assistiu ao episódio 9 da 12ª temporada dos Simpsons (2001), verá muitos paralelos com o livro “Flores para Algernon” de Daniel Keyes. Neste episódio, Homer Simpson passa por uma cirurgia para aumentar sua inteligência, assim como o protagonista Charlie Gordon no livro. Ambos exploram temas profundos sobre a inteligência, a felicidade e…

  • A psicologia nas obras de Colleen Hoover: Por que seus livros são tão populares?

    Colleen Hoover (CoHo) ficou conhecida por seus dramas acelerados, repletos de reviravoltas surpreendentes, combinados com uma prosa de fácil digestão (haters dirão uma escrita ruim). Trabalhando com temas sensíveis e com grande apoio no TikTok, CoHo ganhou alcance internacional. Sem dúvida, é uma autora que NÃO gera indiferença por parte dos leitores. Ao mesmo tempo…

  • A psicologia por trás do O Alienista, de Machado de Assis

    Considerando que o livro “O Alienista” foi escrito antes da psicanálise, é impressionante como ele continua atual e satírico (quase profético) em suas reflexões sobre a saúde mental. A obra de Machado de Assis levanta questões essenciais que permanecem relevantes até hoje, em boa parte por combinar muito literatura com psicologia. Voltando ao alienista, o…

  • Por que Machado de Assis é considerado o mestre da Literatura Brasileira?

    Machado de Assis é um dos maiores nomes da literatura brasileira, com uma vasta produção que inclui nove romances, várias peças de teatro, contos, coletâneas e mais de 600 colunas em jornais. Sua genialidade o torna o mestre dos contos e, embora admirado por figuras internacionais como Philip Roth e Elizabeth Hardwick, ele ainda é…