-
O vazio que herdamos
Por que você não precisa fazer as pazes com sua criança interior. Existem dores que não surgem daquilo que aconteceu conosco, mas daquilo que nunca aconteceu. Como assim? Elas surgem daquele buraco dentro de você do qual emergem os medos mais inimagináveis. O tal vazio que produz compensações e mecanismos de defesa sem que sequer percebamos. Talvez você busque constância para compensar a imprevisibilidade com que percebeu a vida na infância. Talvez busque novidade, expansão e um otimismo exacerbado para compensar o aprisionamento mental, o medo da mediocridade, o tédio ou a falta de sentido. Ou, quem sabe, hiperproteção e apego excessivo para compensar o medo do abandono. Talvez tente…
-
Ler O Idiota e me sentir como um
Spoiler: Esse texto é tão fragmentado, frustrante e arrastado quanto a minha experiência lendo O Idiota. A forma segue a sensação. Comecei a ler O Idiota com a expectativa de ser conduzida, mais uma vez, para dentro da mente humana como em Crime e Castigo, de ser arrastada por Dostoiévski para dentro do que há de mais obscuro e verdadeiro em nós. Mas o que encontrei foi uma narrativa confusa, desfragmentada, sem uma motivação clara de nenhum dos personagens, cenas carregadas de tensão mas desprovidas de direção. Por quase 40% do livro, fui eu quem se sentiu a idiota. A proposta de simular, por meio da forma, a própria confusão…